26 de abr. de 2011

Fevereiro

Reunião com Responsáveis

As reuniões com os responsáveis são sempre grandes momentos de troca, de expectativas de informações. Nesta hora percebemos que muitas das nossas dúvidas, dos nossos desejos, das nossas vontades são iguais. Todos queremos, sempre, a mesma coisa: o melhor possível para nossas crianças.
Sempre fazemos uma reunião anterior as aulas , ainda em janeiro, para esclarecermos as maiores dúvidas de quem está vindo pela primeira vez para nossa escola.
Em outro momento, as reuniões acontecem entre a professora e os responsáveis da turma.

Aula Inaugural

A aula inaugural é um grande momento em nossas vidas e de nossas crianças. A grande maioria está chegando pela primeira vez em uma escola, não nos conhecem e nós não as conhecemos. Vemos em seus olhinhos muitas emoções: curiosidade, medo, expectativa, saudade, desejo, prazer,..
alguns choram , agarradinhos a seus pais; outros exploram cada canto com a avidez típica da curiosidade e da idade, estão aqui, ali, aqui de novo, já foram pra la,...!
Por hábito, para dar maior segurança ao aluno novo, um adulto pode acompanhá-lo na aula inaugural. Esse adulto participa da visita pela escola, onde apresentamos para as crianças nossos espaços; participa da histórinha; da atividade, colocando  mesmo a "mão na massa", alguns gostam  muito, outros lembram da sua infância. 

Período de Acolhimento

'É um processo de mudanças, de afetividade, de dar-se, de receber, de vir a pertencer".

É neste período que as crianças solicitam mais o nosso carinho; algumas sentem muitas saudades e ficam inseguras pois é a primeira vez que são "deixadas" sozinhas e com pessoas que elas ainda não conhecem.
Nossos objetivos são claros neste período:
socializar, conviver, trocar, estimular, construir, valorizar, conhecer
São as ações frequentes deste período. As crianças vão se conhecer, conhecer a escola, trocar vivências, criar modelos de adaptação, estabelecerão suas regras, criarão sua identidade enquanto turma.
É deste período que surgem os nomes das turmas, escolhidos pelos alunos. Este ano os animais foram eleitos e assim cada turma votou no seu animal preferido para criar o nome "fantasia" de sua turma.

Nenhum comentário: