26 de abr. de 2011

Solarata


Solarata

A Solarata foi uma idéia que nos surgiu quando pensávamos em como ter um evento de música na escola que fizesse parte da nossa programação, da nossa rotina de trabalho.
Um dia lendo sobre a Cidade de Conservatória, no Rio de Janeiro, vimos que a cidade é famosa por suas Serenatas, quando grupos de pessoas saem às ruas, de noite, cantando e tocando. Na mesma reportagem se falava de um grupo que faz Solarata, em vez de Serenata e por curiosidade fomos pesquisar o significado: Se Serenata é cantar ao sereno da noite; Solarata é cantar de dia, ao sol.
Gostamos muito da palavra: Solarata.
Elas nos soou quente, diferente, ao mesmo tempo óbvia.
Como nós só podemos cantar na escola de dia, resolvemos,então, que faríamos nossas Solaratas.
Esta foi a primeira: cada turma apresentou uma cantiga sobre o seu mascote.
Muitas outras virão com certeza!





Inauguração Kidsmart



Árvore de Histórias

Conto: "A Princesa e o Sapo"



Conto: "A Princesa e o grão de ervilha"




Um Dia Diferente: Caça aos Ovinhos


"Caça aos Ovinhos"




















Árvore de Histórias

18 de abril
Dia Nacional do Livro Infanto-Juvenil
Esta dia de árvore foi muito especial, pois coincidiu com o Dia do Livro e com a comemoração do aniversário do grande escritor Monteiro Lobato.

 



A professora da Sala de leitura: Fabiana, contou para as crianças o lindo Conto da Cinderela.



Quem estreou desta vez na árvore de histórias foi a professora Thaís que com seu jeitinho meigo contou a história dos 3 ursos e do Cachinhos Dourados.







Centro de Estudos

Centro de Estudos

Sessão Pipoca: A casa do Mickey Mouse

A Grande Caçada
Casa do Mickey Mouse

Oba, mais Pipoca!
Nosso filme de  hoje foi : A Grande Caçada da Casa do Mickey Mouse.
Nosso objetivo era orientá-los a seguirem pistas, pois com a proximidade da Páscoa o nosso coelhinho já havia prometido uma grande Caça aos Ovinhos.





Árvore de Histórias

Conto: "Os três porquinhos"


Nesta árvore de histórias, estrearam duas professoras: a Tássia que contou a história de manhã e a Marcia que contou na parte da tarde. As duas foram ótimas, usaram fantoches e as crianças amaram.
As crianças, sempre, sempre gostam muito da história dos três porquinhos. Por que será?




Um Dia Diferente: Menu Degustação

Menu Degustação









Árvore de Histórias

Conto: "Gato de Botas"


Mais uma árvore de histórias, mais um sucesso!
Desta vez quem deu seu recado e contou muito bem a história foi a profª Fátima. Ela escolheu uma história muito bacana mas que nem todos conhcem : O gato de Botas.
Para contar esssa história, a professora foi criativa, trouxe vários objetos que aparecem na história: botas, chapéus, roupas.
As crianças gostaram muito da audácia deste gato que consegue enriquecer seu dono só através da sua conversa.



Árvore de Histórias

Conto: "João e Maria"


Mais um grande dia de histórias. Desta vez foi a profª Simoninha que nos contou a história de João e Maria, mais um grande clássico dos Contos de Fadas.
A professora fez uma ampliação das cenas da história e usou fantoches, ficou muito legal.
Aliás, acho que não contamos na postagem anterior que cada "período" da árvore tem um tema. Começamos com os Contos de Fadas, passaremos aos animais e meio ambiente, contos africanos, contos indígenas, contos folclóricos, fazendo um apanhado geral da nossa literatura infantil. 


      2.º turno

Sessão Pipoca: Ratatouille

Cineminha! Oba! Quem não gosta?
Aqui na escola temos a Sessão Pipoca que acontece uma vez por mês. Escurecemos nosso pátio com lindas cortinas, colocamos o telão, preparamos a bilheteria e...
Bom filme!



Esta pequena atividade tem nos propiciado grandes aprendizagens. Nossos alunos escolhem  e"compram" os ingressos com dinheirinho de brinquedo, assistem ao filme, comem pipoca, avaliam o filme, fazem críticas e sugestões.
É uma atividade lúdica que eles adoram!

Hoje, foi nossa primeira "Sessão Pipoca"  deste ano.
Inauguramos nosso Cinema com o filme Ratatouille, pois nosso objetivo era que as crianças vissem com mais atenção como é o funcionamento de uma cozinha e de um restaurante, preparando-os, assim, para o Dia Diferente, já que trabalharemos alimentação.